2005/05/28

Leituras 1 - Bibliotecas : acesso, sempre

CABRAL, Maria Luísa - Bibliotecas : acesso, sempre. Lisboa : Edições Colibri, 1996. 131, [3] p. ISBN 972-8288-16-6.

Por ocasião da 75ª Feira do Livro, recomendo vivamente a (re)leitura deste livro que constitui um documento basilar de divulgação da problemática do acesso à informação. Da autoria da gestora e promotora da Base Nacional de Dados Bibliográficos (PORBASE), que com a sua visão, coragem e determinação modernizou as bibliotecas portuguesas e colocou os serviços de informação portugueses (em geral) na rota do progresso e da interoperabilidade, este documento constitui uma compilação dos textos que a própria escreveu para uma coluna do Diário de Notícias entre Janeiro de 1993 e Dezembro de 1995. Dez anos depois, estes textos não só dão uma perspectiva global da evolução da profissão de informação em Portugal como continuam extremamente actuais. A acutilância do diagnóstico de Maria Luísa Cabral e a sua visão sempre objectiva e progressista da nossa realidade fazem destes textos pontos de referência para qualquer profissional de informação. Não basta sermos excelentes técnicos ou dotados de sólidos conhecimentos científicos, se não formos também capazes de ter espírito crítico ou de, pelo menos, procurar saber a opinião de quem reconhecidamente o tem. Se não reflectirmos sobre o que nos rodeia e não questionarmos aquilo que nos parece errado, nunca poderemos ser bons profissionais. Maria Luísa Cabral teve sempre a coragem de dizer aquilo que outros não ousam. Essa característica, aliada à sua reconhecida autoridade científica e técnica, tem-lhe granjeado inúmeros admiradores e (se bem conheço a mesquinhez humana...) também, decerto, alguns inimigos. Deixo-vos com um excerpto da p. 71: «Reconhecer as fraquezas das organizações é um tremendo princípio de gestão, não para as escamotear, mas para as vencer, enfrentando-as. No caso das bibliotecas, reconhecidos que forem os fundos curtos eventualmente valiosos, ou descontínuos e desactualizados ainda que vastos, há que trabalhar no sentido da sua própria valorização, inventariando-os e proporcionando o acesso a eles. Acesso que no ano 2000 só é admissível pelo recurso sem complexos nem baias à alternativa informática global.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
Parabéns, pelo começo de um novo começar! Gosto do nome Infoacesso!
É um estímulo para todos nós, começar por informar acerca do livro da Luísa Cabral, publicado em 1996, mas que é, e continua a ser um expoente máximo para as bases mais elementares de uma profissional da informação.
Espero encontrar aqui mais do que simples pensamentos, espero encontrar em livre acesso, sempre ...reflexões que possam contribuir e motivar, para que se escrevam mais livros como o da Luísa Cabral.
Felicidades, muitas!

Carlos Lopes